• Ultimas Notícias

    Monteiro é a terceira cidade mais transparente da PB, aponta ranking do TCE







    O município de Monteiro possui a terceira gestão mais transparente da Paraíba, segundo o ranking do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Os dados estão disponíveis na plataforma Turmalina, um projeto que tem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como parceiro.

    Monteiro alcançou 775 de 880 pontos possíveis e tem a mesma colocação da segunda colocada no ranking que é a cidade Queimadas, no Agreste do estado. Quem lidera a classificação é o município de Boqueirão, também no Cariri, que obteve 795 pontos dos 880 possíveis.

    Em sete dos dez quesitos apurados pela plataforma, o município monteirense conseguiu 100% de aprovação (Receitas, Contratos, Convênios, Leis, Usabilidade, Série Histórica e Outros).

    O que é e como funciona o projeto?

    A Turmalina é o resultado de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para provisão de informações a auditores e gestores além de possibilitar a participação cidadã sobre a fiscalização da transparência dos entes federativos do estado da Paraíba.

    Turmalina é uma robô feita para avaliar os portais da transparência dos entes federativos paraibanos. Para isso ela segue um conjunto de instruções, como se fosse um cidadão fazendo a pesquisa.

    Após percorrer todo o portal da transparência e pesquisar pelos itens solicitados ela monta um relatório de diagnóstico espelhado no layout padrão do TCE, com as informações consolidadas de cada ente.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad

    ad728